Na escala sinótica, temos o predomínio de uma circulação de alta pressão pós-frontal, mantendo o tempo aberto e favorecendo o forte aquecimento diferenciado da superfície. Este aquecimento favorece a formação de circulação local de brisa marítima, que abastece o planalto paulistano com muita umidade. O forte calor juntamente com a umidade, promoveram a formação de chuvas convectivas em toda a capital. A chuva teve início às 16:43 (GMT) do dia 08/03 , passou por um horário de pico às 19:18(GMT) do dia 08/03 e terminou às 01:00 do dia 09/03. Deve-se destacar a propação anômala a Oeste da Capital, entre 22:43 (GMT) do dia 08/03 e 11:10 (GMT) do dia 09/03. Nos postos da Rede Telemétrica do Alto Tietê e Cubatão a chuva acumulada varia entre 0,0 e 29,3 milímetros (Posto Cabuçu de Cima). Nos gráficos de fluviometria o posto Rio Tietê Estaleiro em Mogi das Cruzes na abertura deste estava em estado de atenção e recuou para o estado de normal. Os demais postos em operação permaneceram em estado Normal. O CGE/PMS registrou 4 ponto crítico de alagamento transitáveis . Nesta sexta (10/03), um sistema frontal chega ao sudeste e causa fortes chuvas na capital, principalmente durante a manhã e tarde deste dia.As temperaturas não vão subir muito devido a alta nebolusidade causada pelo sistema frontal, no sábado devemos ter chuvas isoladas e a máxima não passa dos 26 graus. Domingo o céu permanece nublado e a máxima fica nos 27 graus. |
1. IMAGENS DO RADAR METEOROLÓGICO DE PONTE NOVA
![]() |
![]() |
![]() |
As imagens acima mostram o início da chuva sobre a área de cobertura do radar e sobre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) respectivamente.
![]() |
![]() |
![]() |
As imagens acima mostram o pico da chuva sobre a área de cobertura do radar e sobre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) respectivamente.
![]() |
![]() |
![]() |
As imagens acima mostram o final da chuva sobre a área de cobertura do radar e sobre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) respectivamente.
![]() |
![]() |
08/03/2006 16:40 - 09/03/2006 01:00 | 08/03/2006 16:40 - 09/03/2006 01:00 |
![]() |
As imagens acima mostram o total de chuva acumulada sobre a área de cobertura do radar e sobre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) respectivamente.
2. REDE TELEMÉTRICA DE PLUVIOMETRIA
Acumulada entre 08/03/2006 16:40 e 09/03/2006 01:00 | |||
---|---|---|---|
Posto | mm | Rede | Bacia |
Rio Tietê em São Miguel | 20.900 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Rio Tietê na Barragem da Penha | 26.500 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Belenzinho | 5.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Limão | 2.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Barragem Móvel | 0.100 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Aricanduva | 0.400 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Riacho Grande | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Rudge Ramos | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Ribeirão dos Meninos | 0.600 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Oratório | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Vila Mariana | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
COMGAS(Mooca) | 14.600 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Bom Retiro | 13.200 | Alto Tietê | Alto Tiete |
RADAR | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Pirajuçara | 0.300 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Cabuçu de Baixo | 29.300 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Aricanduva(Foz) | 16.900 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Rio Tietê na Barragem de Ponte Nova | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Rio Tietê - Estaleiro | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Taiacupeba | 2.600 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Barragem Jundiai | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Imigrantes(FEI) | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Prosperidade | 0.000 | Alto Tietê | Alto Tiete |
Portão 40 | 0.000 | Cubatão | Alto Tiete |
Cubatão | 0.000 | Cubatão | Baixada Santista |
Cota 400 | 0.000 | Cubatão | Baixada Santista |
Paranapiacaba | 0.000 | Cubatão | Baixada Santista |
3. REDE TELEMÉTRICA DE FLUVIOMETRIA
ESTALEIRO
LIMÃO
BARRAGEM MÓVEL
BARRAGEM DA PENHA
ARICANDUVA
RIBEIRÃO DOS MENINOS
4. ANÁLISE SINÓTICA
![]() |
A imagem de satélite acima é em infravermelho, os tons de verde representam a região Sudeste e os tons de cinza as nuvens, quanto mais claro o tom de cinza, mais fria são as nuvens.
5. PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
|
|||||||||||
|
|
|
|||||||||
|
![]() |
|
![]() Poucas nuvens |
|
![]() Poucas nuvens |
|
|||||
|
![]() |
|
![]() Céu claro |
|
![]() Poucas nuvens |
|
|||||
|
![]() |
|
![]() Céu claro |
|
![]() Poucas nuvens |
|
|||||
|
![]() Poucas nuvens |
|
![]() Poucas nuvens |
|
![]() Poucas nuvens |
|
|||||
|
|
|
|||||||||
6. PONTOS DE ALAGAMENTO DA CENTRAL DE GERENCIAMENTO EMERGÊNCIAIS(CGE/PMSP)
08-03-2006
Local: PÇ. JORGE DE LIMA Subp: BT Referência: Sentido: C/B Início às 16:10 / fim às 16:43 Observação: TRANSITÁVEL Local: AV. EUSÉBIO MATOSO Subp: BT Referência: PTE. EUSÉBIO MATOSO Sentido: C/B Início às 16:20 / fim às 16:38 Observação: TRANSITÁVEL Local: AV. RADIAL LESTE-OESTE Subp: PE Referência: VD. D. MATILDE - 150M APÓS Sentido: B/C Início às 17:23 / fim às 18:45 Observação: TRANSITÁVEL Local: AV. OLAVO FONTORA Subp: ST Referência: ALTURA DO N. 1400 Sentido: C/B Início às 17:18 / fim às 19:27 Observação: TRANSITÁVEL